Informações

Dicas

MANUAL DE EXAMES - PATOLOGIA CLÍNICA (Parte 04)

CEA - Antígeno carcinoembrionário

Comentários

O antígeno carcinoembrionário (CEA) é uma glicoproteína que não é órgão específica. Níveis elevados são encontrados em vários tumores, mas sua maior aplicação é no câncer coloretal. Utilizado para auxiliar no estadiamento e monitorização, sendo o melhor marcador da resposta ao tratamento de adenocarcinomas gastrointestinais. Níveis mais elevados são encontrados no câncer coloretal com metástases ósseas e hepáticas. Está presente com níveis elevados em 65% dos pacientes com carcinoma coloretal, ao diagnóstico. Seu aumento pode preceder evidências de metástases em exames de imagem. Outras neoplasias podem cursar com níveis elevados de CEA: câncer de mama, pulmão, ovário, estômago, pâncreas, útero, tireóide e tumores de cabeça e pescoço. Níveis elevados também podem ocorrer em fumantes, inflamações, infecções, úlceras pépticas, pancreatite, doença inflamatória intestinal, cirrose hepática, enfisema pulmonar, polipose retal e doença mamária benigna. Uma vez que pode ser encontrado em pacientes saudáveis, o CEA não deve ser utilizado como ferramenta para triagem de câncer em pacientes normais. Quando usado para diagnóstico de câncer de cólon na população geral, para cada caso de câncer de colo diagnosticado com CEA e confirmado com biópsia, temos 250 falso- positivos. Resultados negativos podem ocorrer na fase precoce do câncer e em alguns pacientes com câncer coloretal metastático. Cirurgia, quimioterapia e radioterapia podem causar aumentos transitórios do CEA. Para fins de comparação deve-se usar mesmo método.

Método

Eletroquimioluminescência

Valor de referência

Não fumantes Fumantes

O CEA possui baixa sensibilidade e especificidade, não podendo ser usado para diagnóstico de neoplasias, sem a confirmação por outros métodos diagnósticos.

Aumentos transitórios nos níveis de CEA podem ocorrer em pacientes sem qualquer evidência de neoplasias e em várias condições clínicas benignas.

Aumentos maiores que 12,6% ao mês, em amostras seriadas, correlacionam-se com maior probabilidade de recorrência de neoplasias colorretais.

Nenhuma intervenção terapêutica deve ser fundamentada apenas na elevação dos níveis de CEA de forma isolada.

Valores obtidos de metodologias ou kits diferentes não devem ser intercambiáveis.

Condição

-0,5mL de soro.

-J.O. 8h.

Informações necessárias

Informar se está em uso de medicamentos e se já fez este exame anteriormente.

Conservação para envio

Até 4 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Célula parietal, auto-anticorpo anti

Comentários

Útil para o diagnóstico de gastrite atrófica e anemia perniciosa. Absorção da vitamina B12 (cobalamina) depende da produção do fator intrínseco pelas células parietais gástricas que também secretam o ácido clorídrico. Gastrite autoimune leva à diminuição dos produtos das células parietais e conseqüente gastrite atrófica e deficiência de B12 (anemia perniciosa). Anticorpos anti-célula parietal são encontrados em 90% dos pacientes com anemia perniciosa. Valores elevados também podem ser encontrados em úlceras gástricas, câncer gástrico e síndrome de Sjögren. Cerca de 7% dos adultos saudáveis têm esses anticorpos detectáveis.

Método

Imunofluorescência indireta

Valor de referência

Negativo

Condição

-0,2mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 2o e 8oC.

Células de Downey, pesquisa

Comentários

Linfócitos atípicos, não neoplásicos, são encontrados na Mononucleose Infecciosa e outras infecções viróticas. Variam bastante de tamanho e aparência, sendo o tipo de células maiores conhecido como células de Downey. Veja também Leucograma.

Valor de referência

Negativo

Condição

1,5mL de sangue total (EDTA) e/ou 2 esfregaços sangüíneos secos em temperatura ambiente (sem corar).

Conservação para envio

Sangue: até 12 horas em temperatura ambiente.

Esfregaço: até 72 horas em temperatura ambiente (não corados).

Células LE, pesquisa

Comentários

A célula LE pode ser um neutrófilo, monócito e raramente um eosinófilo que fagocitou a massa LE. Entretanto, a presença de somente uma célula LE não é suficiente para se dar um resultado positivo, sendo necessário para isso a observação de várias células LE típicas. No lúpus eritematoso sistêmico a positividade da pesquisa é observada em 70% a 80% dos casos. Podem ocorrer reações falso-negativas nas leucopenias e uso de corticóides. Reações falso-positivas podem ocorrer em reações a drogas, artrite reumatóide, glomerulonefrites, entre outras. Este teste foi suplantado pela pesquisa de anticorpos antinucleares (FAN) por imunofluorescência indireta.

Veja também FAN.

Método

Hargraves

Valor de referência

Negativo

Condição

7,0mL de sangue total sem anticoagulante.

3,0mL líquor - líquido sinovial - líquido pleural - líquido ascítico - lavado broncoalveolar - líquido amniótico.

 

Sangue: coletar o sangue em tubo sem anticoagulante e imediatamente após a coleta colocar em banho-maria por 2 horas a 37oC. Triturar o coágulo em uma peneira e colocar o líquido proveniente da trituração em tubo de ensaio e centrifugar por 10 minutos a 2500rpm. Descartar o sobrenadante com uma seringa e transferir a camada de

leucócitos para um macroematócrito e centrifugar novamente a 2500rpm por 10 minutos. Retirar o sobrenadante com a seringa e com a camada de leucócitos confeccionar o esfregaço.

Líquidos: enviar líquidos corporais imediatamente após a coleta. Não congelar. Refrigerar.

Conservação para envio

Sangue: até 2 horas em temperatura ambiente. Até 4 horas a 37oC. Até 15 dias se a lâmina for confeccionada conforme as orientações acima.

Líquidos corporais: até 6 horas entre 2o e 8oC.

Centrômero, anti - ACA

Comentários

São auto-anticorpos dirigidos contra o cinetocore/centrômero dos cromossomos. Apresentam sensibilidade de 32% a 57% para o diagnóstico de esclerose sistêmica, ocorrendo em 86-98% dos pacientes com a forma limitada da doença. Em pacientes com fenômeno de Raynaud primário, sua presença é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de doença do tecido conjuntivo. Associam-se com hipertensão arterial pulmonar, calcinose, isquemia digital e menor incidência de fibrose intersticial pulmonar. São também encontrados em 10% dos pacientes com síndrome de Sjögren e 5% dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico.

Método

Imunofluorescência indireta

Valor de referência

Negativo

Condição

-0,2mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

Ceruloplasmina

Comentários

A ceruloplasmina é uma proteína (alfa-2-globulina) produzida no fígado que transporta 70% a 90% do cobre plasmático. Por ser uma proteína de fase aguda, elevando-se em processos inflamatórios, um resultado normal não exclui o diagnóstico da doença de Wilson. Os estrógenos (anticoncepcionais orais e gestantes) também elevam a ceruloplasmina. Níveis em neonatos são mais baixos que em adultos. Valores abaixo de 10 mg/dl são considerados forte evidência de doença de Wilson. Encontra-se diminuída na síndrome de Menkes, deficiência nutricional, síndrome nefrótica e má-absorção intestinal. Deve-se lembrar que 28% dos pacientes com doença de Wilson apresentam ceruloplasmina normal. No mínimo em duas ocasiões, as variações da ceruloplasmina não são paralelas às do cobre sérico: 1) na intoxicação aguda por cobre pode não ter havido tempo suficiente para aumento da síntese de ceruloplasmina; 2) na doença de Wilson, em que encontramos níveis de ceruloplasmina usualmente baixos e podemos encontrar cobre sérico normal ou baixo.

Veja também Cobre.

Método

Nefelometria

Valor de referência

22,0 a 58,0mg/dL

Condição

-0,5mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Cetonemia, pesquisa

Comentários

A privação de carboidratos e aumento do metabolismo de ácidos graxos resulta em aumento da cetonemia. É encontrado no diabetes melito descompensado, etilismo, estresse, vômitos, diarréias e doenças metabólicas. Falso- negativos e falso-positivos podem ocorrer por interferência de drogas, como a levodopa. A quantificação da acetona no sangue pode ser realizada por cromatografia gasosa, apresentando utilidade na monitorização da exposição ocupacional.

Método

Colorimétrico - Tira Reativa

Valor de referência

Negativo

Condição:

-1,0mL de soro.

-JO 8h ou C.O.M.

Conservação para envio

Até 48 horas entre 2o e 8oC.

Cetonúria, pesquisa

Comentários

Os corpos cetônicos (acetona, ácidos diacético e beta-hidroxibutírico) são procedentes do metabolismo dos ácidos graxos. Têm maior relevância clínica no diagnóstico da cetoacidose diabética, entretanto, cetonúria pode ser encontrada em outras situações: dieta rica em gordura, cetoacidose alcoólica, jejum prolongado, febre, após exercícios físicos, gravidez, pós-operatórios. Reações falso-positivas podem ocorrer no uso de levodopa, metildopa e captopril. O ácido beta-hidroxibutírico não é detectado pela reação do nitroprussiato de sódio, podendo a cetonúria ser negativa caso este seja o corpo cetônico predominante.

Método

Colorimétrico

Valor de referência

Negativo

Condição

30mL de urina recente (jato médio da 1a urina da manhã).

 

Enviar amostra refrigerada, bem tampada, não usar conservantes. Enviar rapidamente ao laboratório.

Conservação para envio

Até 2 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Chlamydophila pneumoniae IgM, IgG - anticorpos anti

Comentários

A Chlamydophyla pneumoniae é agente causador de faringite, bronquite, sinusite e pneumonia. Cerca de 25% a 60% da população adulta apresenta sorologia positiva, tendo a sorologia valor limitado na identificação de quadros agudos. Em 1988 após epidemia de pneumonia por C. pneumoniae demonstrou-se relação entre esta infecção e o aumento subseqüente de casos de infarto agudo do miocárdio e morte por doenças cardiovasculares. A partir destes dados epidemiológicos, estudos posteriores correlacionaram a rotura da placa aterosclerótica com a presença desta bactéria.

Veja também PCR para Chlamydophila pneumoniae.

ANTICORPOS IgM e IgG

Método

Imunofluorescência indireta

Valor de referência - IgM

Negativo título menor que 1:16

Valor de referência - IgG

Negativo

Condição

-1mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

Chlamydia trachomatis IgM, IgG, IgA - anticorpos anti

Comentários

Testes sorológicos não são usados rotineiramente, de forma isolada, no diagnóstico de infecções genitais pela C. trachomatis em adultos, tendo maior utilidade em neonatos, pacientes com quadros sistêmicos e em inquéritos epidemiológicos. A realização de sorologias pareadas, com demonstração de elevação de 4 vezes nos títulos na fase aguda e convalescença, aumenta o poder diagnóstico da sorologia para C. trachomatis. A sorologia não é útil para controle de cura da infecção.

IgM anti-Chlamydia trachomatis: não é um marcador fidedigno de infecção aguda, uma vez que freqüentemente está ausente, pois pacientes geralmente já tiveram infecções passadas por outras espécies de clamídias. É útil no diagnóstico da pneumonia por C. trachomatis em neonatos, onde está presente em quase 100% dos casos e no linfogranuloma venéreo, por se tratar de doença sistêmica. Mulheres com infecções genitais altas (endometrite, salpingite) tendem a títulos mais elevados de anticorpos. Falso-positivos para fator reumatóide e reações cruzadas com C. pneumoniae são descritos. IgM apresenta sensibilidade de 19% em quadros de infecção urogenital por C. trachomatis.

IgG anti-Chlamydia trachomatis: está presente em 100% das crianças com pneumonia e conjuntivite de inclusão, podendo significar, entretanto, transmissão materna passiva de IgG. A prevalência do Anti-clamídia IgG é alta em mulheres, mesmo naquelas sem infecção aguda, o que diminui sua importância diagnóstica.

IgA anti-Chlamydia trachomatis: sua associação estatística com doença ativa é descrita. Em adultos é mais freqüentemente encontrado que o IgM na fase aguda. IgA anti-clamídia apresenta sensibilidade de 63% em quadro de infecção urogenital por C. trachomatis.

ANTICORPOS IgG e IgM

Método

Imunofluorescência indireta

Valor de referência - IgG

Homem

< que 1:16

Mulher

< que 1:64

Valor de referência - IgM

< que 1:8

 

ANTICORPOS IgA

Método

Imunoensaio enzimático

Valor de referência negativo

Condição

-0,2mL de soro para cada.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

Chlamydia trachomatis, cultura

Comentário

Até recentemente, a cultura era considerada o padrão ouro para detecção da C. trachomatis em amostras urogenitais devido à sua elevada especificidade. Detecta somente corpos elementares viáveis, tendo, pois, sensibilidade inferior à amplificação do DNA (PCR). A cultura é realizada com inoculação de amostras em monocamadas de células de McCoy. A Chlamydia trachomatis cresce e forma inclusões intracitoplasmáticas que são visualizadas 48h a 72h após a incubação. Sua especificidade é próxima a 100%, com sensibilidade entre 70% e 90%. Em ordem decrescente da quantidade de organismos encontrados, citamos: raspado ocular, raspado endocervical, uretra masculina, uretra feminina e pus de bulbão. No linfogranuloma venéreo, o organismo é reconhecido em apenas 30% dos casos.

Veja também PCR para Chlamydia trachomatis e PCR Multiplex DST.

Método

Cultura em monocamada de células de McCoy.

Condição

Swab uretral, endocervical, conjuntival, retal, pus de bubão inguinal ou esperma. Esse teste requer amostra com número adequado de células, portanto, não é feito em urina. Para amostras de fundo de saco vaginal, o exame apresenta baixa sensibilidade.

-Material uretral: coletar pela manhã antes de urinar ou permanecer no mínimo 4 horas sem urinar.

-Material endocervical: a paciente não pode estar menstruada ou fazendo uso de medicações tópicas. Preferencialmente, não ter feito uso de antimicrobianos nos últimos 7 dias.

Conservação para envio

Material em meio de transporte Dulbecco’s (rosa) até 12 horas em temperatura ambiente ou até 24 horas entre 2o e 8oC, em gelo reciclável. Enviar também duas lâminas com esfregaço.

Chlamydia trachomatis, imunofluorescência direta

Comentário

Baseia-se na visualização direta da clamídia por coloração com anticorpos marcados. Anticorpos monoclonais são preparados com proteínas presentes nas membranas externas das 15 variantes sorológicas humanas da C. trachomatis. Esses anticorpos reagem contra as duas formas de C. trachomatis: corpos elementares (formas infectantes) e corpos reticulados (metabolicamente ativos). O uso de anticorpos monoclonais permite sensibilidade de 80% a 90% com especificidade de 98% a 99%, quando comparado com a cultura. Útil para detecção de infecção em espécimes conjuntival, uretral, retal e endocervical.

Método

Anticorpo monoclonal.

Condição

Raspado uretral, endocervical, conjuntival, retal, pus de bubão inguinal ou esperma. Após a coleta, fazer dois esfregaços, em lâminas próprias, por justaposição e fixá-los com duas gotas de metanol ou acetona. Secar o esfregaço em temperatura ambiente. Esse teste requer amostra com número adequado de células, portanto, não é feito em urina. Para amostras de fundo de saco vaginal, o exame apresenta baixa sensibilidade.

-Material uretral: coletar pela manhã antes de urinar ou permanecer no mínimo 4 horas sem urinar.

-Material endocervical: a paciente não pode estar menstruada ou fazendo uso de medicações tópicas.

Conservação para envio

Até 7 dias em temperatura ambiente.

 

 

Chlamydia trachomatis, pesquisa (giemsa)

Comentário

Demonstrações de inclusões intracelulares típicas em esfregaços diretos podem ser utilizadas, particularmente na conjuntivite aguda em neonatos, permitindo a detecção simultânea do gonococo. O método de Giemsa apresenta sensibilidade de 90% em espécimes colhidos em neonatos com conjuntivite. É importante salientar que esse método não é recomendado para diagnóstico de infecções urogenitais em adultos devido à falta de especificidade e sensibilidade. Em infecções oculares de adultos apresenta sensibilidade de 50%. Embora seja classificada como Gram-negativa, a realização do método Gram é de pouca utilidade, pois a reação pode ser variável.

Método

Giemsa.

Valor de referência

Negativo.

Condição

Esfregaços conjuntivais em lâminas, fixados por metanol, acetona ou calor brando em lâminas de vidro limpas e desengorduradas. O raspado de córnea é um procedimento médico.

Informações necessárias

Informar medicamentos em uso.

Conservação para envio

Até 14 dias em esfregaço fixado e protegido.

Cistatina C

Comentários

A cistatina C é uma proteína cuja concentração sérica depende quase que exclusivamente da capacidade de filtração glomerular. Sua concentração independe da massa muscular, do sexo ou da alimentação. Diversos estudos clínicos atestam a maior sensibilidade e especificidade da cistatina C, em comparação com a creatinina sérica, na detecção de alterações discretas da função glomerular. É importante citar que elevações da cistatina C, sem correlação com diminuição da taxa de filtração glomerular, foram descritas em pacientes com o mieloma múltiplo, tumores malignos, cirrose hepática e alguns hipertensos e diabéticos com proteinúria.

Método

Nefelometria

Valor de referência

Recém-nascidos: 1,37 a 1,89mg/dL 1 mês a 12 meses: 0,73 a 1,17mg/L Maiores de 1 ano: 0,53 a 0,95mg/L

Condição

-0,7mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Cisticercose, sorologia

Comentários

A infestação por ovos de Taenia solium leva à formação de cisticercos na musculatura estriada e sistema nervoso central. A pesquisa de anticorpos no soro e líquor pode ser utilizada de forma complementar ao diagnóstico por neuroimagem. Reações cruzadas com Echinococcus granulosus e Hymenolepis nana são comuns. Anticorpos podem persistir anos após a morte dos parasitas, não devendo o encontro de sorologia positiva em pacientes com lesões calcificadas ser interpretado como presença de parasitas vivos. Falso-negativos podem ser observados na presença de carga parasitária baixa, sendo que apenas 28% dos pacientes com lesão cerebral única têm sorologia positiva.

IMUNOENSAIO ENZIMÁTICO

Valor de referência

Negativo

Condição

- 0,5mL de soro - líquor.

-J.O. 8h

-O teste imunológico no líquor deve ser realizado em paralelo com o soro, devido a possibilidade de contaminação da amostra durante a punção.

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC.

IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA

Valor de referência

Negativo

Condição

- 0,5mL de soro - líquor.

-J.O. 8h

-O teste imunológico no líquor deve ser realizado em paralelo com o soro, devido a possibilidade de contaminação do material durante a punção.

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC.

Cistina, pesquisa na urina

Comentários

Cistinúria é um distúrbio de origem hereditária, em que os túbulos renais estão incapacitados de reabsorver a cistina filtrada pelos glomérulos, podendo ocorrer de duas formas: na primeira, a reabsorção dos aminoácidos cistina, lisina, arginina e ornitina é afetada; na segunda, apenas a cistina e a lisina não são reabsorvidos. A principal consideração clínica na cistinúria é a tendência à formação de cálculos.

Método

Colorimétrico

Valor de referência

Negativo

Condição

Urina (jato médio 1a urina da manhã - 12h* - 24h*).

*Usar ácido acético 8M, 20mL/L de urina. Manter em local fresco durante a coleta.

 

*Enviar alíquota de 30mL. Enviar rapidamente ao laboratório.

Conservação para envio

Até 2 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Citomegalovírus, anticorpos IgM, IgG e IgG avidez

Comentários

Em adultos saudáveis, o citomegalovírus (CMV) normalmente é assintomático ou pode determinar quadro clínico auto-limitado semelhante à mononucleose infecciosa. O citomegalovírus (CMV) é considerado a maior causa de infecção congênita, podendo ainda causar quadros graves em imunodeprimidos. Cerca de 85% da população adulta é soropositiva.

Anti-CMV IgM: a IgM pode surgir até duas semanas após o início do quadro clínico. Assim, caso a amostra seja colhida precocemente, deve-se repetí-la após 15 dias, para afastarmos infecção pelo CMV na presença de quadro clínico suspeito. Geralmente permanecem detectáveis por 3 meses, entretanto, por métodos imunoenzimáticos podem ser encontrados títulos baixos por até 12 meses, não devendo, pois, ser avaliado como um indicador absoluto de infecção recente. Falso-positivos também podem ocorrer em infecções pelo EBV e herpes vírus. Por não ultrapassar a barreira placentária, seu achado no recém-nascido indica infecção congênita.

Anti-CMV IgG: seu achado pode indicar infecção passada ou recente. Recoleta na convalescença (após 15 dias) pode evidenciar viragem sorológica ou aumento de 4 vezes ou mais na convalescença, em relação ao soro colhido na fase aguda.

Anti-CMV IgG avidez: no início da infecção primária pelo CMV os anticorpos IgG apresentam como característica baixa avidez pelo antígeno. Essa avidez aumenta progressivamente em semanas, sendo que em infecções antigas e reinfecções encontramos alta avidez. Assim, essa determinação é muito útil para diferenciarmos pacientes que apresentaram infecções primárias pelo CMV nos últimos 3 meses, de infecções passadas e reinfecções, sendo de grande aplicação em grávidas com IgM e IgG positivos. Tem grande poder de predizer recém-nascido infectados quando utilizado antes de 18 semanas de gestação.

Veja também Citomegalovírus, antigenemia; PCR para Citomegalovírus.

Informações necessárias

Informar se está grávida e se fez este exame anteriormente.

ELFA - ENZYME LINKED FLUORESCENT ASSAY - IgG e IgM

Valor de referência - IgG

Negativo < 4,00UA/mL

Indeterminado = 4,00 e < 6,00UA/mL

Reagente

= 6,00UA/mL

Valor de referência - IgM

Negativo

< que 0,70

Indeterminado

= 0,70 a < 0,90

Reagente

= que 0,90

Condição

 

-0,5mL de soro para cada.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

ELISA - IgG

Método

Imunoensaio enzimático

Valor de referência

Negativo

Condição

-0,5mL de soro - plasma (EDTA/citrato/heparina) - líquor.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 2o e 8oC.

 

 

ELISA - IgM

Método

Imunoensaio enzimático

Valor de referência

 

Índice < 0,80

negativo

Índice 0,80 a 1,20

indeterminado

Índice > 1,20

reagente

Condição

 

-0,5mL de soro - plasma (EDTA/citrato/heparina) - líquor.

-J.O. 8h.

-O teste imunológico no líquor deve ser realizado em paralelo com o soro, devido a possibilidade de contaminação da amostra durante a punção.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 2o e 8oC.

TESTE DE AVIDEZ IgG

Método

ELFA

Valor de referência

Baixa avidez: inferior a 30% sugere infecção ocorrida há pelo menos 3 meses Inconclusivo: entre 30 e 60% não permite definir o período da infecção

Alta avidez: superior a 60% sugere que a infecção tenha ocorrido há mais de 3 meses

Condição

0,5mL de soro.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

Citomegalovírus, antigenemia

Comentários

A importância da infecção pelo CMV é maior na transmissão vertical do CMV da gestante para o feto e em pacientes imunocomprometidos. Nestes, a disseminação do CMV (grau de viremia) no sangue é fator de risco de progressão à doença invasiva pelo CMV. A detecção da antigenemia permite a detecção rápida do CMV presente no núcleo dos neutrófilos do sangue periférico que fagocitaram o vírus. São utilizados anticorpos monoclonais para a proteína pp65 do CMV, que é um marcador precoce e específico de infecção ativa. A antigenemia também é utilizada para avaliação da resposta ao tratamento anti-viral. A antigenemia apresenta sensibilidade superior à cultura e comparável à PCR quantitativa.

Veja também PCR para Citomegalovírus.

Método

Imunofluorescência direta com anticorpos monoclonais anti PP65

Valor de referência

Negativo

Condição

-5,0mL sangue total (EDTA).

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 6 horas após a coleta em temperatura ambiente.

 

 

Citomegalovírus, pesquisa de células de inclusão

Comentário

A infecção pelo Citomegalovírus (CMV) pode causar infecção autolimitada, similar à causada pelo vírus EBV em pacientes imunocompetentes. A infecção tem maior relevância em imunodeprimidos e na infecção congênita. A pesquisa de células de inclusão em urina permite um diagnóstico rápido da infecção, entretanto, é um método de baixa sensibilidade, sendo necessário o uso de outros métodos diagnósticos mais sensíveis para que se exclua a possibilidade da infecção pelo CMV.

Método

Coloração pelo método de Giemsa.

Valor de referência

Negativo.

Condição

Urina recente.

Conservação para envio

Até 24 horas entre 2o e 8oC.

Dúvidas, fale conosco!

Contato