Informações

Dicas

MANUAL DE EXAMES - PATOLOGIA CLÍNICA (Parte 10)

Líquor, rotina

Equivale às seguintes análises

Caracteres físicos (cor/aspecto/pH/densidade): o líquor perde sua transparência nos processos que aumentam as proteínas, nos sangramentos e na hiperbilirrubinemia.

Citometria e citologia: aumento da contagem de células é encontrado nas hemorragias, infecções e inflamações do sistema nervoso central. Predomínio de polimorfonucleares ocorre nas meningites infecciosas. Predomínio de linfócitos ocorre na meningite por treponema e fungos, neurotoxoplasmose, neurocisticercose, neoplasias, sarcoidose e esclerose múltipla.

Cloretos: encontram-se diminuídos na meningite tuberculosa.

Glicose: níveis elevados podem ser encontrados na hiperglicemia plasmática. Hipoglicorraquia ocorre na hipoglicemia plasmática, meningites e hemorragia subaracnóidea. Razão glicose líquor/sangue abaixo de 0,4 tem sensibilidade de 85% e especificidade de 96% no diagnóstico da meningite bacteriana. Sua determinação deve ser feita em paralelo com a dosagem sérica.

Globulina: o Teste de Pandy é uma prova semiquantitativa onde o fenol reage principalmente com as globulinas. Em infecções crônicas como sífilis terciária e na esclerose múltipla a elevação de globulinas torna o teste de Pandy positivo. Contaminação do líquor com sangue pode acarretar falso-positivo.

Proteínas: níveis elevados ocorrem na hemorragia subaracnóidea, meningites, uremia e síndrome de Cushing. Valores baixos ocorrem no pseudotumor cerebral, hipertireoidismo e punções lombares repetidas. A presença de sangue no líquor acarreta no aumento da proteínorraquia (1 mg/dl para cada 1.000 hemácias).

VDRL: resultados positivos no líquor são encontrados em 50% a 60% dos casos de neurosífilis, com especificidade em torno de 99%. Após tratamento, títulos caem entre 3 e 6 meses, podendo demorar anos para se negativarem. Linfocitose e aumento das proteínas são evidências de neurosífilis ativa.

Veja também Ácido lático.

Volume mínimo

Citometria e citologia: 0,5 mL.

Cor, aspecto, pH, densidade, glicose, cloretos, globulina, proteínas: 0,5mL. VDRL: 0,3mL.

Conservação para envio

Citometria e citologia: até 6 horas entre 2o e 8oC.

Glicose: até 48 horas entre 2o e 8oC (coletada em fluoreto). Cloretos: até 5 dias entre 2o e 8oC.

Globulina: até 4 dias entre 2o e 8oC. Proteínas: até 4 dias entre 2o e 8oC. VDRL: até 7 dias entre 2o e 8oC.

 

Os testes bioquímicos somente serão válidos se a amostra for centrifugada para separação dos elementos celulares, logo após a coleta e refrigerada.

Listeriose, sorologia

Comentários

Listeria monocytogenes, bacilo gram-positivo, é causa de aborto, meningite neonatal ou puerperal, septicemia ou meningites em imunodeprimidos. Os resultados das reações sorológicas devem ser interpretados com cautela, pois reações cruzadas são freqüentes em decorrência de determinantes antigênicos comuns entre a L. monocytogenes e bactérias gram-positivas. O teste de aglutinação apresenta sensibilidade de 32% nos quadros de meningoencefalite e/ou septicemia. O resultado de uma amostra nem sempre é conclusivo, devendo-se sempre proceder duas coletas, com 15 a 30 dias de intervalo. Uma elevação de quatro vezes nos títulos é sugestiva de infecção recente. No caso de aborto, o isolamento em cultura do material curetado confirma o diagnóstico.

Método

Aglutinação

Valor de referência

Negativo

< 1:160

Indeterminado

1:160 a 1:320

Reagente

> 1:320

Condição

 

 

-0,5mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 2o e 8oC.

 

 

LKM-1, auto-anticorpos anti

Comentários

Anticorpos anti-LKM-1 são anticorpos dirigidos contra a fração microssomal do fígado e rim e estão relacionados a hepatite auto-imune tipo 2. Esta doença é predominante em mulheres e geralmente associada a outras doenças auto-imunes (tireoidite, diabetes e vitiligo). Podem ser encontrados em até 7% dos casos de hepatite C. Anticorpos anti-LKM-2 foram associados no passado com hepatite medicamentosa produzida por ticrynafen (Ácido tienílico), fármaco não mais disponível. Anticorpos anti-LKM-3 estão associados a hepatite crônica delta em 13% dos casos.

Veja também Anti-mitocôndria, Anti-músculo liso e FAN.

Método

Imunofluorescência indireta

Valor de referência

Negativo

Condição

-0,2mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

Lyme, anticorpos totais

Comentários

A doença de Lyme é uma infecção causada pela Borrelia burgdorferi que é transmitida por carrapatos. A determinação da IgM é pouco específica. O CDC recomenda um segundo passo para confirmação dos resultados positivos ao ELISA com imunoblot, afim de se afastar resultados falso-positivos. Apresenta sensibilidade e especificidade de 80% a 95%. A sensibilidade do teste é baixa no início da infecção, variando de 58% a 92%, Nas coletas mais tardias a sensibilidade alcança 77%. Diante da suspeita clínica e sorologia negativa, deve-se repetir a sorologia após 4 a 6 semanas. Sorologia pode permanecer positiva por anos após o tratamento.

Método

Imunoensaio enzimático

Valor de referência

 

Negativo

índice < 0,9

Indeterminado

índice de 0,9 a 1,09

Reagente

índice = 1,10

Condição

 

- 0,5mL de soro.

 

- J.O. 8h.

 

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Magnésio

Comentários

Sangue: é um dos principais cátions, sendo cofator de diversas reações enzimáticas. Os sintomas clínicos surgem quando seus níveis são menores que 1,2 mg/dl ou maiores que 4,9 mg/dl. Níveis elevados são encontrados na insuficiência renal, uso de medicamentos com magnésio, Doença de Addison, desidratação e cetoacidose diabética. Cerca de 40% dos pacientes com hipocalemia têm hipomagnesemia concomitante. Níveis baixos são encontrados na má absorção, suplementação insuficiente, hipervolemia, hiperaldosteronismo, hipertireoidismo, hipoparatireoidismo, uso de digitálicos, diuréticos e cisplatina. Hemólise pode elevar os resultados de forma espúria.Urina: dosagem do magnésio na urina é utilizada para avaliação da sua perda urinária e do seu balanço. Níveis baixos na urina precedem a redução do magnésio sérico.

Método

Azul de Xilidil

Conservação para envio

Até 7 dias entre 2o e 8oC.

SANGUE

Valor de referência

1,6 a 2,6mg/dL

Condição

0,8mL de soro.

URINA

Valor de referência Urina recente:

7,3 a 12,2mg/dL

Urina 24h:

50 a 150mg/24h

Condição

-Urina (urina recente - urina 24h).

-Usar HCl 50% 20mL/L de urina - Refrigerar (facultativo).

 

Enviar 5mL de urina e informar volume total - Frasco plástico.

Malária, pesquisa de antígeno

Comentários

Permite rápida detecção de proteínas dos plasmódios utilizando anticorpos monoclonais. A lactato desidrogenase é um enzima glicolítica encontrada em altos níveis no estágio eritrocitário do parasita. É produzida apenas por parasitas vivos e os seus níveis acompanham a parasitemia periférica, sendo, assim, um bom indicador de infecção ativa. O teste utiliza anticorpos monoclonais contra o pLDH, não havendo reação cruzada com a LDH humana. Seu resultado permite a separação do P. falciparum das demais espécies (P. vivax, P. malariae e P. ovale). Detecta o pLDH a partir 100 a 200 parasitas/microl, e normalmente torna-se negativo 4 a 5 dias após um tratamento com sucesso. Consequentemente é útil para a determinação das espécies de Plasmodium resistentes aos tratamentos, podendo ser usado para controle de cura. O desempenho do teste varia de acordo com o nível de parasitemia, sendo, de forma geral, a sensibilidade superior a 90%, com especificidade próxima a 100%.

Veja também Plasmodium, pesquisa.

Método

Imunocromatografia

Valor de referência

Negativo

Condição

-1,0mL de sangue total (EDTA).

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Metanefrinas, frações

Comentários

A metanefrina e a normetanefrina são metabólitos da epinefrina e normetanefrina respectivamente. Têm importância clínica no diagnóstico do feocromocitoma, paragangliomas e neuroblastomas, sendo a determinação urinária das metanefrinas e sua razão com a creatinina muito sensíveis. Suas concentrações sofrem interferências de alguns alimentos e drogas, devendo a coleta ser realizada com o mínimo de estresse emocional e físico. Os tumores podem excretar catecolaminas de forma intermitente ou, episodicamente, dentro da faixa normal.

O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir medicamentos que interferem com a dosagem, conforme orientação de seu médico assistente.

Podem promover aumento: alfa-bloqueadores (fentolamina, fenoxibenzamina e prazosin); antidepressivos (amitriptilina, amoxapina, desipramina, imipramina e nortriptilina); anti-histamínicos (difenilhidramina, clorfeniramina e prometazina); anti-psicóticos (clorpromazina, clozapina, ferfenazina); beta-bloqueadores (atenolol, labetolol, metoprolol, nadolol, findolol, propranolol, timolol); antagonistas dos canais de cálcio (felodipina, nicardipina, nifedipina, verapamil); drogas catecolamina-like (epinefrina, norepinefrina, dopamina, metildopa); diuréticos (hidroclorotiazida, furosemida); inibidores da monoaminoxidase (fenelzine); estimulantes (cafeína, nicotina, aminofilina, teofilina); simpaticomiméticos (salbutamol, anfetaminas, efedrina, isoproterenol, metaproterenol, pseudoefedrina e terbulina); vasodilatadores (diazóxido, hidralazina, isossorbida, minoxidil, nitroglicerina e outros nitratos e nitritos); outros (cocaína, insulina, levodopa, metilfenidato, metoclopramida, morfina, naloxona, fentazocina, proclorperazina e TRH).

Podem promover diminuição: antihipertensivos (captopril, clonidina, guanabenz, guanetidina, guanfacina, reserpina); anti-psicóticos (haloperidol); agonista dopaminérgico (bromocriptina); outros (dissulfiram, metirosina, octreotida).

Método

Cromatografia Líquida de Alta Performance - HPLC

Valor de referência

Normetanefrina - até 800bg/24h Metanefrina - até 400bg/24h

Condição

-Urina de 24h.

-Usar HCL 50% 20mL/L de urina (adulto) e 10mL/L de urina (criança) e refrigerar.

 

Enviar 10mL de urina e informar volume total, horário inicial e final da coleta.

Informações necessárias

Informar peso, altura, medicamentos em uso, dosagem, dia e hora da última dose.

Dieta

O paciente deverá permanecer durante as 24 horas de coleta sem fumar e ingerir refrigerantes com cola, café e chá.

Conservação para envio

Até 1 mês acidificada e entre 2o e 8oC.

 

 

Micobactérias

PESQUISA DE BAAR (BACILO ÁLCOOL-ÁCIDO RESISTENTE), ZIEHL-NEELSEN

Comentário

As micobactérias são bacilos álcool-ácido resistentes, os quais são circundados por uma parede celular hidrofóbica, e que resistem à descoloração causada pelas misturas de álcool-ácido usadas na identificação. A pesquisa é usada no diagnóstico das infecções causadas por micobactérias (tuberculose, hanseníase e outras formas de infecções), além de auxiliar na monitoração de pacientes em tratamento com antimicobacterianos.

Método

Ziehl-Neelsen.

Condição

Pesquisa de tuberculose:

-Secreções pulmonares: escarro, expectorado ou induzido, e lavado broncoalveolar.

-Líquidos corporais: líquor e líquidos pleural, ascítico, peritoneal, sinovial, pericárdico ou amniótico.

-Urina: 1ª urina matinal. Desprezar o 1º jato urinário (primeiros 10 a 15 mL) e colher todo o restante da micção. Obs.: as amostras de 24 horas colhidas em “pool” são inadequadas.

-Aspirado de secreções de feridas. Obs.: swabs devem ser evitados. Se não for possível a obtenção de aspirados ou biópsias, o swab pode ser utilizado e colocado em meio de transporte de Stuart.

-Lavado gástrico: jejum desejável de 8 horas.

-Outros: material de punção de linfonodos, abscessos, biópsias, sangue, medula óssea, fezes, sangue menstrual, esperma, etc.

Pesquisa de hanseníase:

-Raspado da incisão de lóbulo de orelha, dobra de cotovelo e lesões ativas de pele ou áreas dormentes. A mucosa nasal é o local menos sensível e específico, não sendo recomendado.

Conservação para envio

Urina: enviar em até 6 horas em temperatura ambiente ou em até 24 horas se refrigerada de 2o a 8o C. Sangue: até 48 horas, não refrigerar.

Escarro: até 48 horas se refrigerado ou até 14 dias em esfregaço fixado e protegido. Outros materiais: até 48 horas entre 2o e 8oC.

Observações:

-O lavado gástrico deverá ser previamente alcalinizado com 3mL de solução de bicarbonato de sódio a 10% fornecida sem ônus pelo laboratório.

-Todas as amostras deverão ser enviadas em frascos limpos.

-Os esfregaços confeccionados no ato da coleta devem ser fixados pelo calor brando.

PESQUISA DE BAAR (BACILO ÁLCOOL-ÁCIDO RESISTENTE), AURAMINA

Comentário

Trata-se de um método de pesquisa de BAAR por fluorescência, mais sensível que os métodos tradicionais baseados na carbolfucsina (Ziehl-Neelsen). A auramina (o fluorocromo utilizado) liga-se ao ácido micólico da parede celular da micobactéria, resistindo à descoloracão do álcool-ácido e emitindo fluorescência amarelo-alaranjada sobre o fundo negro.

Método

Fluorescência pela auramina.

Condição

Vide Ziehl-Neelsen: pesquisa de tuberculose.

Obs: este método não é utilizado na rotina para pesquisa de hanseníase.

Conservação para envio

Vide pesquisa de BAAR, Ziehl-Neelsen.

CULTURA PARA MICOBACTÉRIAS

Comentário

A cultura para micobactérias é realizada na propedêutica de infecções pulmonares localizadas ou disseminadas para outros locais do corpo como medula óssea, baço, rins e sistema nervoso central. Além do Mycobacterium tuberculosis, outras micobactérias podem levar a infecções granulomatosas ou não, necrotizantes ou não. Dentre elas, destacam-se as micobactérias atípicas em pacientes portadores de SIDA.

Método

Cultura em meio específico.

Condição

Vide Ziehl-Neelsen: pesquisa de tuberculose.

Conservação para envio

Enviar o mais rápido possível. Até 6h em temperatura ambiente ou até 24h entre 2o e 8oC.

CULTURA AUTOMATIZADA PARA MICOBACTÉRIAS

Comentário

A cultura automatizada permite a detecção computadorizada rápida de micobactérias por formação e/ou consumo de gases do metabolismo bacteriano. Apresenta grande utilidade na investigação de pacientes com febre de origem obscura, permitindo, ainda, a identificação de micobactérias atípicas.

Método

Detecção computadorizada rápida de micobactérias.

Condição

Sangue: crianças (1,0 a 5,0mL); adultos (5,0mL).

Demais amostras (medula óssea, líquor, líquidos corpóreos, escarro, lavado broncoalveolar, etc): volume mínimo de 1,0mL.

Deve-se, preferencialmente, não estar em uso de antimicrobianos.

 

Os frascos dos meios de cultivos são específicos. Os meios devem ser armazenados em temperatura ambiente, protegidos da luz.

Conservação para envio

Lavado gástrico: deve ser previamente alcalinizado com 100 mg de bicarbonato de sódio. Toda a amostra sujeita a ressecamento deve ser protegida com acréscimo de soro fisiológico.

Sangue e aspirado medular: não refrigerar. Enviar em temperatura ambiente.

Demais amostras: manter entre 2o e 8o C por até 36 horas. As amostras deverão ser enviadas em frascos limpos.

TESTE DE SENSIBILIDADE A TUBERCULOSTÁTICOS

Comentário

São testados antimicrobianos em isolados de culturas. É importante naqueles pacientes com tuberculose submetidos a tratamentos prolongados, como nos casos de falência de esquema primário, retratamento e pacientes com suspeita de resistência.

Método

Cultura em meio específico com drogas:

- Rifampicina, isoniazida, pirazinamida, etambutol, etionamida, estreptomicina e ofloxacina.

Condição

Vide Ziehl-Neelsen: pesquisa de tuberculose.

 

Em amostra de cultura pode ser solicitada a inclusão deste teste. Enviar o mais rápido possível.

Conservação para envio

Cultura positiva para micobactérias ou cepa viável em temperatura ambiente. Veja também PCR para Mycobacterium tuberculosis.

 

 

Microalbuminúria

Comentários

É o nome dado à detecção de pequenas quantidades de proteínas na urina (30 a 300 mg/24h) que têm importância no diagnóstico e na evolução da nefropatia diabética por indicar lesão potencialmente reversível. Também utilizada para detecção de albuminúria em pacientes com pre-eclâmpsia, hipertensão e lúpus eritematoso sistêmico. Em geral, prediz em 1 a 5 anos o aparecimento de proteinúria franca. Tratamento clínico rigoroso pode retardar o aparecimento e a progressão da microalbuminúria. Excreção elevada pode ser encontrada em grávidas, após exercícios físicos, em quadros inflamatórios e infecciosos, na infecção urinária, na presença de hematúria e proteinúria postural benigna. Pode ser realizado em amostra recente (corrigido pela creatinina) e em urinas coletados em 12 ou 24 horas. Na presença de proteinúria franca, valores de microalbuminúria podem ser falsamente baixos devido à ocorrência de “efeito gancho”.

Método

Nefelometria

Valor de referência

 

 

 

Urina recente

< 30bg/mg creatinina

Urina 24h

< 30mg/24h

Nota: valores falsamente baixos podem ocorrer em pacientes com macroproteinúria.

Condição

-Urina (urina recente jato médio - urina 24h* ou C.O.M.).

-Refrigerar.

-*Não fazer esforço físico durante a coleta. Evitar excesso de ingestão de líquidos.

 

Enviar 4mL de urina e informar volume total.

Coleta urinária com tempo diferente do especificado (24 horas)

Para considerar a amostra como urina de 24h, o tempo pode variar entre 23h30 a 24h30. Dentro da variação de tempo entre 23 a 25h lançar o mneumonico M-ALB, material DIV

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC.

Microsporídeos, pesquisa

Comentários

Usado para o diagnóstico complementar das infecções causadas por protozoários do filo Microspora. Adultos jovens desenvolvem infecção subclínica, enquanto crianças podem desenvolver quadros agudos. A infecção é mais importante em indivíduos imunocomprometidos, principalmente portadores de SIDA, onde estão associados a diversos quadros: enteropatia, conjuntivite, sinusite, traqueobronquite, encefalite, nefrite intersticial, hepatite, osteomielite e miosite. O Enterocyton bieneusi é o principal causador da doença intestinal.

Método

Coloração e microscopia

Valor de referência

Negativo

Condição

Fezes recente (sem conservantes). Cerca de metade do volume do frasco próprio para fezes.

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Mielograma

Comentários

O mielograma é usado no diagnóstico de citopenias, leucocitoses, trombocitoses, gamopatias monoclonais, neoplasias e patologias hematológicas e metástases infiltrativas. É útil também em casos de infecções e parasitoses que podem acometer a medula óssea através da visualização direta dos patógenos e parasitas extra e intracelulares.

Condição

-2 esfregaços de medula óssea obtida por punção aspirativa.

-Para coletar, agendar antecipadamente no laboratório.

 

Enviar esfregaços sem corar, cópia do hemograma e dados clínicos disponíveis.

Conservação para envio

Até 30 dias em temperatura ambiente, protegidos de luz, calor e umidade.

Mioglobina, pesquisa na urina

Comentários

A mioglobina facilita o movimento do oxigênio em direção às células da musculatura estriada. Após dano muscular, grandes quantidades de mioglobina são liberadas na circulação podendo levar à insuficiência renal. São causas de mioglobinúria: uso muscular excessivo (exercícios intensos, convulsões, traumas), hipertermia, infecções virais, sepses, distrofia muscular, miosites, uso de esteróides, intoxicações medicamentosas, isquemias, imobilização prolongada.

Método

Colorimétrico

Valor de referência

Negativo

Condição

-30mL de urina recente (jato médio da 1a urina da manhã).

-O cliente não deve estar fazendo uso de vitamina C e medicamentos a base de iodo.

-Enviar rapidamente ao laboratório.

Conservação para envio

Até 2 dias entre 2o e 8oC.

Mitocôndria, anticorpos anti - AMA

Comentários

A presença de anticorpos anti-mitocôndria (AMA) é uma característica imunológica da cirrose biliar primária (CBP), uma doença colestática intra-hepática crônica, mais freqüente em mulheres entre 30 e 60 anos. Anticorpos anti- mitocôndria (AMA) estão presentes em cerca de 90% a 95% dos casos. Seus títulos não se correlacionam com a gravidade da doença, não sendo, pois, úteis para monitorização do tratamento. Não é específico para cirrose biliar primária, podendo estar presente em hepatites virais, cirrose hepática e doenças auto-imunes.

Veja também Anti LKM-1, Anti-músculo liso e FAN.

Método

Imunofluorescência indireta

Valor de referência

Negativo

Condição

-0,2mL de soro.

-JO 8h.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Monoteste

Comentários

Em pacientes com suspeita de mononucleose infecciosa (MI) ou outro quadro atribuído ao vírus Epstein-Barr, o monoteste é indicado como teste inicial. É um teste de aglutinação rápida para pesquisa anticorpos heterófilos, que apresenta sensibilidade semelhante ou ligeiramente superior à reação de Paul-Bunnell. Estes anticorpos são IgM que reagem contra antígenos da superfície de hemácias de carneiro e cavalo, mas não com células renais de cobaia. Tornam-se positivos na MI dentro de 4 semanas após a infecção, diminuem após a fase aguda, mas podem ser detectados por 6 a 12 meses. Cerca de 10% a 20% dos casos de MI podem não apresentar anticorpos heterófilos. Este fato é mais comum em crianças. Apresenta sensibilidade de 63% a 84% com especificidade de 84% a 100%. Falso-positivos para anticorpos heterófilos têm sido reportados em pacientes com linfoma, hepatite viral e doenças auto-imunes. Deve-se lembrar que a maioria dos pacientes imunodeprimidos não produz anticorpos heterófilos. Nos pacientes com suspeita de EBV, quadro hematológico sugestivo e monoteste positivo não há necessidade de determinação de anticorpos para antígenos específicos. Caso a pesquisa de anticorpos heterófilos seja negativa e ainda exista suspeita de MI, anticorpos contra antígenos específicos (anti-VCA) devem ser solicitados.

Veja também Epstein-Barr anti-VCA, Reação de Paul-Bunnell-Davidsohn e PCR para Epstein-Barr.

Método

Aglutinação

Valor de referência

Negativo

Condição

-0,2mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 2o e 8oC.

Mucopolissacarídeos, pesquisa na urina

Comentários

Excreção aumentada de mucopolissacarídeos ou glicosaminoglicanas ocorre nas mucopolissacaridoses (formas de doenças do depósito lisossomal). São um grupo de doenças congênitas resultantes da deficiência de enzimas responsáveis pela degradação dos mucopolissacarídeos do tecido conjuntivo. A pesquisa é um teste qualitativo de triagem com até 20% de falso-positivos. Na presença de resultados positivos ou de suspeita clínica com pesquisa negativa, provas quantitativas estão indicadas.

Veja também Triagem urinária mínima dos erros inatos do metabolismo.

Método

Colorimétrico

Valor de referência

Negativo

Condição

-Urina (jato médio 1a urina da manhã - urina 12h ou 24h).

-Não utilizar conservantes.

 

Enviar 30mL de urina. Enviar rapidamente ao laboratório.

Conservação para envio

Até 2 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Mucoproteínas

Comentários

São glicoproteínas que apresentam como principal constituinte a alfa-1-glicoproteína ácida (AAGP) que é sintetizada nos hepatócitos. Uma vez que o ensaio para mucoproteína não apresenta boa reprodutibilidade, sofrendo influência da temperatura e do tempo de estocagem, sua determinação foi substituída com vantagens pela determinação da alfa-1-glicoproteína ácida. A AAGP é uma proteína de fase aguda.

Veja também Alfa-1-glicoproteína ácida.

Método

Cálculo a partir da determinação da alfa-1-glicoproteína ácida

Valor de referência

2,0 a 4,7mg/dL

Condição

-0,5mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC.

Músculo liso, anticorpos anti - ASMA

Comentários

A detecção de anticorpos anti-músculo liso (ASMA) ocorre em 50% a 80% dos pacientes com hepatite auto-imune tipo 1, enquanto anticorpos anti-mitocondria estão geralmente presentes em pacientes com cirrose biliar primária, e anticorpos anti-LKM-1 estão presentes na hepatite auto-imune tipo 2. Títulos baixos (inferiores a 1:80) podem ser observados nas hepatites virais, cirrose biliar primária (35%), cirrose criptogênica, mononucleose infecciosa, asma, neoplasias e 5% dos pacientes normais.

Veja também anti LKM-1, anti-mitocôndria e FAN.

Método

Imunofluorescência indireta

Valor de referência

Negativo

Condição

-0,2mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

Mycobacterium tuberculosis, anticorpos IgA e IgG anti

Comentários

O pilar diagnóstico da tuberculose é a identificação do microrganismo em secreções ou tecidos. A sorologia para o Mycobacterium tuberculosis pode ser utilizada como um importante complemento diagnóstico. A pesquisa de anticorpos contra o antígeno A60 (anti-A60) do Mycobacterium tuberculosis, por imunoensaio enzimático, pode ser realizada em soro, líquor, líquidos pleural e pericárdico. A sensibilidade do ensaio varia de acordo com a forma da tuberculose e com o material examinado. Obtemos maior poder diagnóstico quando associa-se a dosagem do IgG ao IgA anti-A60. De forma isolada, o IgG anti-A60 é superior ao IgA anti-A60 na maioria dos trabalhos publicados. Deve-se lembrar que não podemos utilizá-la como método único para diagnosticar ou afastar a tuberculose. A presença de anticorpos não indica necessariamente infecção ativa ou recente, e crianças tendem a apresentar níveis de anticorpos mais baixos.

Método

Imunoensaio enzimático

IgA

 

Valor de referência

 

Negativo

inferior a 200U

Indeterminado

de 200 a 350U

Reagente

superior a 350U

Condição

 

-0,5mL de soro - líquor - líquido pleural - líquido pericárdico.

-JO 8h.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 0o e - 100 C.

IgG

 

Valor de referência

 

Negativo

inferior a 125U

Indeterminado

125 a 225U

Reagente

superior a 225U

Condição

 

-0,5mL de soro - líquor - líquido pleural - líquido pericárdico.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 0o e - 100C.

Mycoplasma pneumoniae, anticorpos IgG e IgM anti

Comentários

O Mycoplasma pneumoniae é responsável por 20% das pneumonias adquiridas na comunidade. A sorologia é útil para o diagnóstico etiológico, necessitando, entretanto, da determinação de anticorpos em duas amostras diferentes: uma colhida na fase aguda e outra na fase de convalescença. Um aumento significativo (quatro vezes) nos níveis de anticorpos é indicativo de infecção. Infecções prévias podem determinar títulos elevados, principalmente em maiores de 40 anos. A sorologia apresenta sensibilidade de 90%. Falso-positivos ocasionalmente são descritos em pacientes com outras infecções estreptocócicas, pancreatite, meningite e outros quadros de infecção aguda. Imunodeprimidos podem apresentar sorologia negativa na presença de infecção. A pesquisa de anticorpos contra o Mycoplasma pneumoniae apresenta maior sensibilidade que a pesquisa de crioaglutininas.

Método

Imunoensaio enzimático

Valor de referência - IgG

= 200U/mL

Valor de referência - IgM

Negativo

< 770U/mL

Indeterminado

770 a 950U/mL

Reagente

> 950U/mL

Condição

 

 

-0,5mL de soro para cada.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 0o e - 10oC.

 

 

Mycoplasma pneumoniae, cultura

Comentário

O Mycoplasma pneumoniae comumente causa infecção respiratória. É responsável por 20% das pneumonias adquiridas na comunidade, mas também pode levar a infecções de vias aéreas superiores, meningoencefalites, cardites, alterações hematológicas, artrites e glomerulonefrites. Não é identificado pela cultura bacteriana de rotina.

Veja também PCR para Mycoplasma pneumoniae.

Método

Isolamento em meio de cultura.

Condição

Escarro, lavado brônquico, líquido pleural ou swab de nasofaringe. Preferencialmente, não ter feito uso de antimicrobianos nos últimos 7 dias.

 

Enviar em meio de transporte específico fornecido pelo laboratório, o mais rápido possível.

Conservação para envio

Material em meio de transporte Dulbecco’s (rosa) por até 12 horas, em temperatura ambiente. Até 24h entre 2o e 8oC, em gelo reciclável.

Mycoplasma sp., cultura

Comentário

Os micoplasmas são os menores organismos de vida livre conhecidos. Trata-se de uma bactéria sem parede celular, não sendo susceptíveis a antibióticos beta-lactâmicos e nem coradas pelo Gram. Sua cultura está indicada no diagnóstico de uretrite não-gonocócica, pielonefrite, doença inflamatória pélvica e febre puerperal.

Veja também PCR para Mycoplasma e PCR Multiplex para DST.

Método

Isolamento em meios de cultura.

Valor de referência

Negativo.

Nota: são significativas concentrações iguais ou maiores do que 1.000UFC/mL, sendo exceções casos selecionados a critério médico.

Condição

Secreção uretral, vaginal, swab endocervical, esperma ou 1º jato urinário.

-Material uretral: colher antes da primeira urina do dia ou permanecer no mínimo 4 horas sem urinar.

-Urina: primeiro jato da primeira urina matinal. Obs: a sensibilidade da amostra colhida na uretra é bem maior que a do 1º jato de urina.

-Material endocervical: não estar menstruada ou fazendo uso de medicações tópicas.

Preferencialmente, não ter feito uso de antimicrobianos nos últimos 7 dias.

 

Enviar em meio de transporte específico fornecido pelo laboratório, o mais rápido possível. Centrifugar a urina, desprezar o sobrenadante e transferir o sedimento para o meio de transporte Dulbecco’s .

Conservação para envio

Material em meio de transporte Dulbecco’s (rosa) por até 12h, em temperatura ambiente. Até 24h entre 2o e 8oC, em gelo reciclável.

 

 

Neisseria gonorrhoeae, cultura

Comentário

É o agente da gonorréia. Apresenta transmissão sexual e pode ser transmitida verticalmente ao recém-nascido (conjuntivite). Parte dos infectados é assintomática, principalmente mulheres. Infecções não tratadas evoluem com prostatite, epididimite e estreitamento uretral em homens, doença inflamatória pélvica e esterilidade em mulheres. Embora a identificação de diplococos Gram-negativos em leucócitos de secreção uretral tenha sensibilidade de 95% a 99% (em homens), a confirmação com cultura deve ser considerada quando disponível. Testes de biologia molecular (PCR) substituem a cultura sendo o método de escolha para a confirmação diagnóstica.

Veja também PCR para Neisseria e PCR Multiplex para DST.

Método

Semeadura em meio específico.

Condição

Secreção uretral, endocervical, retal, faríngea, conjuntival, punção de articulações, líquor, sangue, etc. Observações:

-A vagina da mulher adulta raramente é infectada, sendo recomendada a coleta no canal endocervical.

-A bactéria não sobrevive na urina, sendo recomendada a coleta na uretra.

-Deve-se, preferencialmente, não estar em uso de antimicrobianos.

 

Envio não aconselhado devido à vida curta da bactéria.

Conservação para envio

Até 24 horas em meio de Thayer-Martin ou Stuart.

Neutrófilos, pesquisa

Comentários

A pesquisa de neutrófilos em materiais diversos ajuda na elucidação diagnóstica de numerosas patologias. Sugere, na maioria das vezes, processos infecciosos ou inflamatórios de vias urinárias, pulmonares, intestinais, oculares e outros, de acordo com o material examinado.

Método

Coloração pelo May-Grunwald/Giemsa

Valor de referência

Negativo

Condição

Fezes, urina, escarro, secreção nasal, lavado brônquico, secreção conjuntival.

Conservação para envio

Esfregaços já confeccionados:

Sem corar, até 72 horas em temperatura ambiente, mantidas secas, longe de calor e umidade. Após corar, até 15 dias em temperatura ambiente.

Material biológico:

Até 4 horas após colhido.

 

 

Nitroblue tetrazolium - NBT

Comentários

O teste do NBT é usado principalmente no diagnóstico de certas alterações congênitas da função dos neutrófilos como a doença granulomatosa crônica da infância. Neste raro defeito congênito, o neutrófilo está inapto para destruir bactérias fagocitadas, sendo, por isso, incapaz de reduzir o NBT. Assim nesta condição, encontramos resultados muito diminuídos. Também estão diminuídos no uso de antibióticos, corticóides e salicilatos. Resultados aumentados podem ser encontrados no uso de indometacina e contraceptivos orais, e infecções bacterianas, inclusive a tuberculose. O teste não deve ser usado para diferenciar infecções bacterianas de outras infecções, devido ao grande percentual de resultados falso-positivos e falso-negativos.

Método

Redução do NBT

Valor de referência

2% a 10% de neutrófilos positivos pelo NBT

Condição

2,5mL de sangue total heparinizado.

 

É ideal que o exame seja realizado no mesmo dia da coleta.

Conservação para envio

Até 24 horas em temperatura ambiente.

Oograma

Comentários

Oograma é um exame microscópico do fragmento da mucosa retal que permite a contagem e classificação dos ovos de Schistosoma mansoni. É um método invasivo que fornece avaliação rápida da eficácia terapêutica através do estudo da idade dos ovos encontrados e sua classificação. Um resultado negativo pode decorrer da morte da fêmea, mas também da interrupção temporária da postura de ovos.

Método

Pesquisa direta por microscopia ótica (análise qualitativa e quantitativa)

Valor de referência

Negativo

Condição

Fragmentos da mucosa retal.

Conservação para envio

Até 3 dias conservado em solução salina.

 

 

Osmolalidade

Comentários

Soro: a osmolalidade é proporcional à quantidade de partículas de uma solução. Usado na avaliação do equilíbrio hidroeletrolítico, ácido-básico, hepatopatias, avaliação do ADH e no coma hiperosmolar. Encontra-se elevada na hipernatremia, desidratação, hipovolemia, hiperglicemia, uremia, no uso de tiazídicos, corticóides, cimetidina, etanol e metanol. Osmolaridade diminuída ocorre na hipervolemia, hiponatremia e SIADH.

Urina: usada na avaliação da capacidade de concentração renal, distúrbios hidroeletrolíticos, SIADH, diabetes insipidus e amiloidose.

Veja também Teste de Restrição Hídrica.

Método

Crioscopia

Valor de referência

Adultos e Crianças:

Soro 280 a 300mosmoL/Kg/H2O Urina 250 a 900mosmoL/Kg/H2O Relação Urina/Soro: 1 a 3

Recém-nascido:

Soro até 266mosmoL/Kg/H2O Urina 75 a 300mosmoL/Kg/H2O Relação Urina/Soro: 1 a 3

Condição

0,5mL de urina recente ou 24h e/ou 0,5mL de soro ou plasma (heparina).

Conservação para envio

Até 7 dias entre 2o e 8oC.

Osteocalcina

Comentários

A osteocalcina (OC) é uma proteína da matriz óssea produzida pelos osteoblastos. Na formação da matriz óssea, 10% a 40% da OC sintetizada é liberada na circulação. Possui meia-vida de cinco minutos, sofrendo hidrólise no fígado e depuração renal. Ensaios não são padronizados e diferentes anticorpos reconhecem diferentes fragmentos da OC. Os fragmentos amino-terminais (20-49aa) e a forma intacta são os mais abundantes no plasma. A osteocalcina é bastante instável in vitro, sendo que a OC intacta é rapidamente hidrolisada em temperatura ambiente e mais lentamente a 4ºC. Está reduzida em soros lipêmicos devido à sua ligação com os lípides. Sua liberação tem ritmo circadiano, sendo que entre o pico (4h) e o nadir (17h), a diferença pode chegar a 30%. Deve-se ainda considerar variações no período menstrual (mais alta na fase lútea) e genéticas (até 40%). Na osteoporose pós-menopausa encontramos valores iguais, elevados ou reduzidos em relação aos controles normais. Níveis de OC estão elevados na Doença de Paget, hiperparatireoidismo primário e insuficiência renal. Níveis são mais altos em crianças, e homens apresentam valores mais elevados do que as mulheres. Diminuição dos níveis ocorre no hipoparatireoidismo e no hipotireoidismo. Valores reduzem no tratamento da osteoporose.

Método

Eletroquimioluminescência

Valor de referência

Homem

18 a 30 anos: 24 a 70ng/mL > 30 anos: 14 a 46ng/mL

Mulher > 20 anos: 11 a 46 ng/mL

Condição

-0,7mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC. Após este período congelar.

 

 

Pandy, teste

Comentários

O teste de Pandy é um teste semiquantitativo onde o fenol reage principalmente com globulinas. Em infecções crônicas como neurossífilis e na esclerose múltipla a elevação de globulinas torna o teste de Pandy positivo. Contaminação do líquor com sangue pode acarretar falso-positivo. Este teste foi substituído pela realização de sorologia para sífilis e dosagem de imunoglobulinas no líquor.

Veja também Líquor, rotina.

Método

Pandy

Valor de referência

Negativo

Condição

0,5mL líquor.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

Paracoccidioidomicose

Comentários

A paracoccidioidomicose ou blastomicose sul-americana é uma doença granulomatosa que acomete pulmões, mucosas, pele e linfonodos. A sorologia pode ajudar no diagnóstico dos casos onde não se visualizou ou isolou o fungo. A sensibilidade da imunodifusão radial é de 80%. A melhora clínica após o tratamento é acompanhada da queda dos títulos. Entretanto, 70% dos pacientes tratados permanecem com sorologia positiva até um ano após o tratamento. Títulos de 1:4 mantidos, por mais de 6 meses, devem ser considerados como indicativos de “cicatriz sorológica”. O diagnóstico de certeza da paracoccidioidomicose requer visualização do P. brasiliensis ao exame microscópico, complementado pela cultura.

Método

Imunodifusão radial dupla

Valor de referência

Negativo

Condição

0,3mL de soro.

Conservação de envio

Até 7 dias entre 2o e 8oC.

Parasitológico de fezes

MÉTODO H.P.J. - HOFFMAN, PONS E JANER (MOD.)

Comentários

Utilizado para identificação das diversas infestações parasitárias (ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários) e na triagem das infecções intestinais. A intensidade do parasitismo influi no número de formas parasitárias eliminadas. É recomendável o exame de fezes em três amostras colhidas em dias diferentes, pois a ausência de parasitas em uma amostra de fezes não elimina a possibilidade da presença do mesmo no organismo.

Método

H.P.J. (Hoffman - Pons e Janer) - Método de Lutz, com centrifugação e sedimentação espontânea

Condição

-Fezes recente (sem conservantes). Cerca de metade do volume do frasco próprio para fezes.

-Não colher as fezes após ingerir contraste radiológico.

-Evitar a contaminação das fezes com a urina.

-Enviar rapidamente ao laboratório.

Conservação para envio

Até 12 horas entre 2o e 8oC.

MÉTODO BAERMANN E MORAES (MOD.)

Comentários

É específico para o isolamento de larvas de estrongilóides e acompanhamento do tratamento.

Método

Baermann e Moraes

Valor de referência

Negativo

Condição

-Fezes recente (sem conservantes). Cerca de metade do volume do frasco próprio para fezes.

-Não deve-se colher material muito liqüefeito.

-Enviar rapidamente ao laboratório.

Conservação para envio

Não refrigerar. Até 6 horas em temperatura ambiente.

MÉTODO M.I.F.

Comentários

Usado para isolamento de ovos, cistos e trofozoítos. As amostras são colhidas e acondicionadas com M.I.F. (mercúrio, iodo e formol) em 3 a 5 dias, consecutivos ou alternados, ou conforme orientação médica.

Método

Concentrado – H.P.J. (Hoffman - Pons e Janer) - Método de Lutz

Condição

-Amostras colhidas no M.I.F. de 3 a 5 dias - C.O.M.

-Retirar uma pequena quantidade de fezes (em torno de 5 gramas) do bolo fecal e colocar no frasco contendo M.I.F. Evitar contaminação das fezes com urina.

-Não é necessário refrigerar a amostra.

-Fornecemos frascos, soluções conservantes e fixadoras, sem qualquer ônus.

Conservação para envio

Até 30 dias em temperatura ambiente.

MÉTODO KATO KATZ

Comentários

Permite identificação e a quantificação por grama de fezes das infestações por alguns helmintos (Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Schistosoma mansoni, Trichuris trichura, Taenia sp, Enterobios vermiculares e Strongyloides stercoralis). Cistos de protozoários podem não ser identificados por este método. A sua execução pode ser inviável em fezes diarréicas.

Método

Kato Katz (qualitativo e quantitativo)

Valor de referência

Negativo

Condição

-Fezes recente (sem conservantes). Cerca de metade do volume do frasco próprio para fezes.

-Não colher amostras liquefeita (diarréica).

-Enviar rapidamente ao laboratório.

Conservação para envio

Até 12 horas entre 2o e 8oC.

MÉTODO DIRETO A FRESCO

Comentários

O exame direto a fresco é um método indicado principalmente para a pesquisa de trofozoítos de protozoários em fezes diarréicas recém emitidas (no máximo 30 minutos após coleta). Outras formas de parasitas podem ser encontrados.

Método

Direto a fresco

Valor de referência

Negativo

Condição

-Fezes recente (sem conservantes). Cerca de metade do volume do frasco próprio para fezes.

-Colher de preferência as fezes liqüefeitas (diarréicas) e porções contendo muco e sangue.

-Enviar no máximo até 30 minutos após a coleta.

-Não refrigerar.

 

Somente para  de Belo Horizonte.

IDENTIFICAÇÃO DE HELMINTOS E FRAGMENTOS

Comentários

A identificação macroscópica é útil no diagnóstico das diversas infestações parasitárias. Permite a verificação de proglotes de tênias, oxiúros, áscaris e necátor.

Método

Macroscopia - Microscopia ótica direta e H.P.J.

Condição

Vermes adultos, larvas ou fragmentos de vermes isolados ou junto com as fezes.

Conservação para envio

-Isolado: conservar em salina ou formol a 10% até 5 dias.

-Fezes recente: até 3 dias entre 2o e 8oC.

-Fezes no M.I.F.: até 30 dias em temperatura ambiente.

MÉTODO SWAB ANAL – OXIÚROS

Comentários

É a metodologia de escolha para o diagnóstico da enterobiose, pois o Enterobius vermiculares (oxiúros) não faz postura dos ovos na luz intestinal, mas sim na região perianal no período da noite.

Método

Pesquisa direta por microscopia ótica

Valor de referência

Negativo

Condição

-1 swab retal + 1 lâmina com fita gomada (fixar fita durex sobre lâmina limpa e desengordurada, evitando dobras e bolhas de ar).

-Fazer coleta pela manhã antes do cliente defecar ou tomar banho (não fazer assepsia). Não usar nenhum medicamento no local.

-Enviar rapidamente ao laboratório.

Conservação para envio

Fita gomada: até 2 dias em temperatura ambiente.

Swab retal: até 2 dias conservado em salina em temperatura ambiente.

Paratormônio intacto (molécula inteira) - PTH

Comentários

O PTH responde prontamente às variações do cálcio plasmático. A avaliação do PTH deve ser feita em conjunto com a dosagem do cálcio, pois podemos diagnosticar o hiperparatireoidismo primário pelo encontro de PTH elevado com cálcio discretamente elevado ou mesmo nos limites superiores da normalidade. Outras causas de hipercalcemia exibem o PTH em níveis baixos. A hipocalcemia associada a PTH em concentrações elevadas; ocorre na deficiência da vitamina D e também na insuficiência renal crônica. No hipoparatireoidismo encontramos níveis baixos do cálcio com PTH indetectável ou em concentrações baixas. Na presença de hipocalcemia, se o PTH estiver aumentado, o diagnóstico provável é de pseudohipoparatireoidismo. Na avaliação de litíase renal, a dosagem do PTH pode diagnosticar o hiperparatireoidismo.

Método

Quimioluminescência

Valor de referência

11 a 67picog/mL

 

Condição

-0,6mL de soro.

-J.D. 4h.

 

Enviar amostra congelada em recipiente de plástico com gelo em quantidade suficiente de maneira que o material chegue congelado ao laboratório.

Conservação para envio

Até 6 meses entre - 5o e - 25oC.

Parvovírus B19, anticorpos IgG e IgM

Comentários

A infecção pelo parvovírus é comum, sendo que 50% dos adultos são soropositivos. Pode ser assintomática ou causar quadro clínico variado: eritema infeccioso, artropatias e crise aplástica transitória em pacientes com anemia hemolítica crônica. Na gravidez pode causar hidropsia e perda fetal. Imunodeprimidos podem ter infecção arrastada resultando em anemia crônica, com títulos baixos ou ausentes de anticorpos. A IgM específica surge na segunda semana após infecção viral podendo ser detectada por 4 a 6 meses. A IgG surge ao final da segunda semana persistindo por anos. No eritema infeccioso e na artropatia, o quadro clínico é concomitante com o aumento dos anticorpos, entretanto, a crise aplástica precede em dias o surgimento dos anticorpos. Reinfecções podem ocorrer em pessoas com títulos baixos de IgG.

Método

Imunoensaio enzimático

Valor de referência

Negativo índice < 0,90

Indeterminado índice entre 0,90 e 1,10

Reagente

índice > 1,10

Condição

 

-0,3mL de soro para cada.

-JO 8h.

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC.

Paul-Bunnell-Davidsohn, reação

Comentários

Teste útil no diagnóstico da mononucleose infecciosa (MI), na qual ocorrem anticorpos heterófilos da classe IgM. Estes anticorpos podem ser determinados pelo monoteste ou por meio da reação de Paul-Bunnell-Davidsohn. Na presença da aglutinação de hemácias de carneiro (Paul-Bunnell) em títulos iguais ou maiores a 1:56 é efetuado a reação de Davidsohn, por meio da absorção do soro com hemácias de boi e rim de cobaia. Na MI há redução de 90% dos títulos após absorção por hemácias de boi. Cerca de 10% a 20% dos casos de MI podem não apresentar anticorpos heterófilos. Este fato é mais comum em crianças. Deve-se lembrar que a maioria dos pacientes imunodeprimidos não produz anticorpos heterófilos. Nos pacientes com suspeita de EBV, quadro hematológico sugestivo e monoteste positivo não há necessidade de determinação de anticorpos para antígenos específicos. Caso a pesquisa de anticorpos heterófilos seja negativa e ainda exista suspeita de MI, anticorpos contra antígenos específicos (anti-VCA) devem ser solicitados.

Veja também Epstein-Barr anti-VCA, Mononucleose e PCR para Epstein-Barr.

Método

Aglutinação e absorção

Valor de referência

Título < que 1:56

Nota: na mononucleose infecciosa há redução de 90% do título após absorção por hemácias de boi.

Condição

-0,7mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 2o e 8oC.

 

 

PCNA, anticorpos anti

Comentários

PCNA (proliferating cell nuclear antigen) é uma proteína envolvida com a replicação e reparo do DNA, e regulação do ciclo celular. Anticorpos anti-PCNA são muito específicos para o lúpus eritematoso sistêmico (LES), não sendo detectado em outras doenças reumáticas. Entretanto, há relatos de sua presença em pacientes com hepatite B e C. É encontrado em 3% a 6% dos pacientes com LES e, apesar de específicos, não mostram associação com nenhuma característica clínica. Caracteriza-se por um padrão pontilhado heterogêneo expresso apenas nas células em divisão.

Método

Imunofluorescência indireta

Valor de referência

Negativo

Condição

-0,2mL de soro.

-J.O. 8h.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

Pentose, pesquisa na urina

Comentários

A pentosúria é uma doença rara e assintomática, decorrente de um erro inato do metabolismo e que acomete principalmente judeus. Trata-se de um distúrbio assintomático e benigno.

Veja também Triagem urinária mínima dos erros inatos do metabolismo.

Método

Colorimétrico

Valor de referência

Negativo

Condição

-Urina (jato médio da 1a urina da manhã ou urina 24h).

-Enviar rapidamente ao laboratório.

 

Enviar 5mL de urina, ter o cuidado de homogeneizar bem a urina.

Conservação para envio

Até 2 dias entre 2o e 8oC.

Peptídeo C

Comentários

O Peptídeo C é secretado juntamente com a insulina em proporções eqüimolares. Sua dosagem não se altera na presença de anticorpos anti-insulina refletindo, nesses casos, a capacidade secretória das células beta de uma maneira melhor do que a dosagem de insulina. O Peptídeo C está elevado em insulinomas e diabete melito tipo 2. Baixas concentrações acontecem em diabete melito tipo 1 e na administração de insulina exógena. Sua determinação é utilizada nos diagnósticos diferenciais de hipoglicemia, classificação do diabete melito, na verificação da função das células beta e no funcionamento dos transplantes de pâncreas. Seus níveis encontram-se aumentados na insuficiência renal.

Método

Quimioluminescência

Valor de referência

0,9 a 7,1ng/mL

Condição

-0,5mL de soro.

-J.O. 10h ou C.O.M.

Conservação para envio

Congelado.

Fator de conversão: 1nanog/mL x 331= picomoL/L

pH fecal

Comentários

O pH fecal indica se a reação das fezes é ácida ou básica. Normalmente, a reação é neutra ou discretamente alcalina ou ácida. Dietas ricas em carboidratos tornam as fezes ácidas; dietas ricas em proteínas as tornam alcalinas. A reação é ácida quando há predominância de fermentação e alcalina quando há predomínio do processo de putrefação.

Método

Colorimétrico (fita)

Valor de referência

6,8 a 7,2

Condição

-Fezes recente (sem conservantes). Cerca de metade do volume do frasco próprio para fezes.

-Evitar o uso de talco, laxantes e supositórios, proteger contra a contaminação com urina.

-Enviar rapidamente ao laboratório.

Conservação para envio

Até 2 dias entre 2o e 8oC.

pH urinário

Comentários

A determinação do pH urinário é útil no manejo de litíases, na terapia de alcalinização urinária e nos distúrbios hidroeletrolíticos. Diminuição do pH é encontrado nas litíases úricas, xânticas e cistínicas e na acidose metabólica. Aumento ocorre na alcalose respiratória, infecção por bactérias ureáticas (Proteus), acidose tubular renal e terapias de alcalinização.

Método

Medição direta em potenciômetro

Valor de referência

5 a 6,5

Condição

Urina (jato médio da 1a urina da manhã - urina 24h).

 

Enviar em frasco apropriado contendo vaselina líquida em quantidade suficiente para cobrir o fundo do frasco. Não usar conservante.

Conservação para envio

Urina recente: até 4 horas após a coleta.

 

 

Piócitos, pesquisa e contagem

URINA

Comentários

Um aumento de leucócitos (piócitos) na urina, indica processo inflamatório das vias urinárias, podendo estar localizado desde os glomérulos até a uretra, sendo ou não de causa infecciosa. Para se confirmar a presença de um processo infeccioso, há necessidade da demonstração do agente infeccioso através de exame bacterioscópico ou técnicas de isolamento e cultura. Há numerosas causas de leucocitúria com a urocultura habitual negativa: glomerulonefrites exsudativas ou proliferativas, nefrites túbulo-intersticiais, rejeição de enxerto renal, quadros febris na infância, pós-operatórios de prostatectomia, calculose das vias urinárias, infecção por clamídia, tuberculose de vias urinárias. Em crianças pequenas, devido a dificuldade de coleta e o uso de bolsas, principalmente no sexo feminino, o valor diagnóstico da piúria é limitado, tendo em vista a possibilidade de contaminação e concomitância de outros processos inflamatórios na região (ex.: dermatites).

Método

Microscopia ótica

Valor de referência

Até 3 piócitos por campo

Condição

-30mL de urina (jato médio da 1a urina da manhã ou urina de 1o jato).

-Enviar rapidamente ao laboratório. Manter dieta hídrica habitual.

Conservação para envio

Até 1 dia entre 2o e 8oC.

FEZES

Comentários

O aparecimento de leucócitos (piócitos) nas fezes, indica um processo inflamatório na luz intestinal. Para se confirmar a presença de processo infeccioso, há necessidade da demonstração do agente infeccioso através do exame bacterioscópico ou de técnicas de isolamento e cultura.

Método

Microscopia ótica

Valor de referência

Ausente

Condição

Fezes recente (a fresco). Enviar rapidamente.

Conservação para envio

Até 3 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Piridinolina

Comentários

A piridinolina e a deoxipiridinolina constituem as ligações cruzadas da estrutura helicoidal do colágeno tipo I. A quantidade de piridinolina e deoxipiridinolina urinárias refletem a reabsorção óssea (atividade osteoclástica) sendo excretadas na razão 3:1 (deoxipiridinolina/piridinolina). A deoxipiridinolina é mais sensível que a piridinolina, não sendo influenciada pela dieta. Considerando que a excreção desses marcadores é maior à noite, e que variações de até 20% podem ocorrer durante o dia, deve-se preferir a coleta de 24 horas. Para monitorização da resposta terapêutica, esses marcadores permitem detecção de alterações de forma mais rápida que a densitometria óssea (2 a 10 semanas). Níveis elevados são encontrados na osteoporose, Doença de Paget, metástases ósseas, hiperparatireoidismo e hipertireoidismo. Hipotireoismo pode diminuir níveis excretados.

Veja também Deoxipiridinolina.

Método

Cromatografia Líquida de Alta Performance - HPLC

Valor de referência

02 a 10

anos

160 a 440nmoL/mmoL de creatinina

11 a 14

anos

105 a 400nmoL/mmoL de creatinina

15 a 17 anos

42 a 200nmoL/mmoL de creatinina

Adulto - homem

20 a

61nmoL/mmoL de creatinina

Adulto - mulher

22 a

89nmoL/mmoL de creatinina

Condição

 

 

 

-Urina (urina 2h - urina 12h - urina 24h).

-Usar HCL 50% 20mL/L de urina (adulto) ou 10mL/L de urina (criança).

-Refrigerar e proteger da luz (frasco âmbar).

 

Especificar tipo de urina e enviar 10mL de urina.

Conservação para envio

Até 1 mês acidificada e entre 2o e 8oC.

Plaquetas, contagem

Comentários

As plaquetas são os menores elementos morfológicos do sangue. Sua determinação é rotineiramente indicada na avaliação de trombocitose, plaquetopenias e alterações morfológicas em patologias congênitas ou adquiridas.

Veja também Hemograma.

Método

Fluxometria e impedância

Valor de referência

150.000 a 450.000/mm3

Nota: Contagens anormais são repetidas e confirmadas ao microscópio óptico e/ou contraste de fase.

Condição

-1,0mL de sangue total (EDTA).

-J.D. 4h.

 

Enviar além do sangue total, 2 esfregaços sangüíneos preferencialmente confeccionados sem anticoagulante. As lâminas devem ser identificadas com nome completo do paciente ou iniciais, sendo conveniente que o primeiro nome seja escrito por extenso.

Conservação para envio

Até 12 horas em temperatura ambiente. Até 48 horas entre 2o e 8oC.

 

 

Plasmodium, pesquisa

Comentários

A pesquisa em sangue periférico é indicada no diagnóstico de malária. A demonstração do parasito e a diferenciação da espécie é muito importante, já que o tratamento é diferente para cada espécie: P. vivax, P. falciparum, P. malariae. A pesquisa possui boa sensibilidade e especificidade e permite a identificação da espécie e estágio de desenvolvimento do plasmódio. Entretanto, apresenta desvantagens a serem consideradas: durante a coloração pode haver perda de trofozoítas; resultados falso-negativos podem ocorrer em parasitemias escassas. De forma alternativa pode-se utilizar imunoensaio para pesquisa de antígeno do Plasmodium.

Veja também Malária, pesquisa de antígeno.

Método

Coloração pelo May-Grunwald/Giemsa

Condição

1,0mL de sangue total em EDTA + 2 lâminas com gota espessa + esfregaços sangüíneos.

 

Em uma lâmina limpa e desengordurada para microscopia, colocar 3 gotas de sangue enfileiradas, preservando um espaço de aproximadamente 1cm entre as gotas, esperar que as gotas sequem completamente. Usar sangue sem anticoagulante.

Colher o sangue em um tubo com EDTA. O sangue obtido por punção venosa pode ser usado para a feitura dos esfregaços com gota espessa, somente se os esfregaços forem feitos imediatamente após a coleta. Confeccionar várias lâminas.

Conservação para envio

Sangue:

-até 12 horas em temperatura ambiente.

-até 72 horas entre 2o e 8oC.

Esfregaço sangüíneo e/ou gota espessa:

-sem corar: 7 dias em temperatura ambiente.

-corado: em temperatura ambiente por tempo indeterminado.

Pneumocystis carinii, pesquisa

Comentário

A pneumocistose é a principal infecção pulmonar que acomete os portadores de SIDA não tratados, sendo responsável por 40% das pneumonias nestes pacientes. Também acomete outros pacientes imunodeprimidos como portadores de neoplasias, de algumas doenças reumatológicas, usuários crônicos de corticóides e transplantados. O achado do Pneumocystis carinii é o pilar do diagnóstico da pneumocistose, devido ao fato do P. carinii não se desenvolver em meios de cultivo. Quanto aos espécimes, o lavado broncoalveolar apresenta sensibilidade de 95% e a biópsia transbrônquica de 94%.

Método

Calcofluor-white e May-Grünwald/Giemsa.

Valor de referência

Negativo.

Condição

Lavado broncoalveolar, aspirado transtraqueal, biópsia pulmonar ou escarro (expectorado ou induzido).

Conservação para envio

Até 48 horas, refrigerada entre 2o e 8oC.

 

 

Porfirinas, pesquisa na urina

Comentários

As porfirinas são compostos intermediários na produção do grupo heme. As porfirias são um grupo de doenças neurológicas e cutâneas associadas a deficiências hereditárias e adquiridas na via de biossíntese do heme. Embora as desordens primárias sejam relativamente incomuns, diversas condições secundárias são comumente encontradas. O diagnóstico laboratorial das porfirias baseia-se na identificação do excesso de metabólitos do heme, de acordo com as características clínicas de cada paciente. De forma preliminar pode-se considerar que nas formas neurológicas encontra-se elevações dos precursores das porfirinas (porfobilinogênio e ácido aminolevulínico), enquanto nas formas cutâneas, evidencia-se o acúmulo de porfirinas. Aumento de ambos pode ocorrer em quadros mistos. A pesquisa de porfirinas na urina é o teste mais utilizado na suspeita de porfiria cutânea tarda, apresentando boa sensibilidade. A uroporfirina urinária também encontra-se elevada nestes pacientes. A dosagem do porfobilinogênio pode ser útil na diferenciação de pacientes com porfiria variegata e coproporfiria hereditária.

Propedêutica laboratorial nas porfirias

 

Apresentação clínica

 

Teste inicial

Testes suplementar

 

Porfiria neuropsiquiátrica aguda

 

PBG em U-R

ALA em U-R.

 

 

2a amostra de PBG em U-R

 

 

 

 

 

Porfiria neuropsiquiátrica crônica

 

PBG em U-24h

--

 

Porfiria cutânea sem bolhas

 

Protoporfirina em fezes ou soro

Provas de função hepática

 

Porfiria cutânea com lesões

 

Porfirina em U-24h;

PBG em U-R

 

bolhosas

 

Coproporfirina em U-R ou U-24h

Uroporfirina em U-24h

PBG: porfobilinogênio; ALA: ácido aminolevulínico; ZPP: zinco protoporfirina;

 

U-R: urina recente; U-24h: urina de 24 horas.

 

 

Veja também Coproporfirinas, Porfobilinogênio, Protoporfirinas, Uroporfirinas, ALA-U e Zincoprotoporfirina.

Método

Fluorescência

Valor de referência

Negativo

Condição

-Urina 24h.

-Usar 5g de bicarbonato de sódio por litro de urina. Enviar rapidamente ao laboratório.

 

Enviar alíquota de 30mL em frasco âmbar (sensível à luz).

Conservação para envio

Até 2 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Porfobilinogênio, pesquisa na urina

Comentários

O porfobilinogênio (PBG) e o ácido aminolevulínico (ALA) são precursores das porfirinas, altamente solúveis em água, que concentram-se na urina. Na suspeita de porfiria neuropsiquiátrica aguda, o teste laboratorial mais indicado é a pesquisa de porfobilinogênio (PBG) em amostra de urina recente. Resultados falso-positivos ocorrem na presença de fenotiazinas, metildopa, urobilinogênio e ofloxacin. Recomenda-se, ainda, uma segunda amostra de PBG em urina recente para confirmação em caso de primeira amostra positiva. Na avaliação de porfiria neuropsiquiátricas crônica, o teste mais apropriado é da dosagem do PBG em urina de 24 horas. Deve-se lembrar que excreção aumentada de PBG pode estar ausente no período intercrítico. A distinção dentre as formas neuropsiquiátricas é tradicionalmente baseada na análise fecal (vide organograma).

Método

Colorimétrico

Valor de referência

Negativo

Condição

-30mL de urina (jato médio da 1a urina da manhã ou urina de 24h).

-Enviar rapidamente ao laboratório.

-Colher em frasco âmbar (sensível à luz).

Conservação para envio

Até 2 dias entre 2o e 8oC.

 

 

Potássio

Comentários

Soro: É o principal cátion intracelular, com concentração em torno de 150 mEq/L, enquanto os níveis séricos estão em torno de 4 mEq/L. Esta diferença é importante na manutenção do potencial elétrico da membrana celular e na excitação do tecido neuromuscular. Na urina ou soro sua aplicação está relacionada aos níveis de aldosterona, na reabsorção de sódio e no equilíbrio ácido-base.

Urina: Principais causas da diminuição: doenças de Addison, doença renal com diminuição do fluxo urinário. Aumento: Síndrome de Cushing, aldosteronismo, doença tubular renal.

Método

Eletrodo Seletivo

SANGUE

Valor de referência

3,7 a 5,6mEq/L

Condição

0,8mL de soro.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o e 8oC.

URINA

Valor de referência - urina 24h

23 a 123mEq/24h

Condição

-Urina (urina recente - urina 24h ou C.O.M.).

-Usar HCl 50% 20mL/L de urina ou refrigerar.

 

Enviar 5mL de urina e informar volume total.

Conservação para envio

Até 4 dias com conservante ou entre 2o e 8oC.

Progesterona

Comentários

A progesterona é produzida pelo corpo lúteo, sendo o marcador de sua existência (por conseqüência da ocorrência de ovulação) e de sua funcionalidade. Uma fração mínima é secretada pelas adrenais, elevando-se na hiperplasia adrenal congênita e em alguns carcinomas adrenais e ovarianos. Na gestação, eleva-se rapidamente nas primeiras semanas, refletindo o funcionamento do corpo lúteo e da placenta. Valores mais baixos são encontrados na gestação ectópica ou aborto. Está diminuída na amenorréia e agenesia gonadal.

Método

Quimioluminescência

Valor de referência

Mulheres: Fase folicular: 0,31 a 1,52 nanog/mL Fase luteínica: 5,16 a 18,56 nanog/mL Pós-menopausa: 0,08 a 0,78 nanog/mL

Homens: 0,10 a 0,84 nanog/mL

Condição

-0,5mL de soro.

-J.D. 4h.

Informações necessárias

Para mulher, questionar:

-regularidade menstrual (duração do ciclo), se irregular há quanto tempo se tornou irregular e se é necessário uso de medicamentos para que ocorra a menstruação; data da última menstruação;

-gravidez, idade gestacional;

-uso atual ou prévio de anticoncepcional ou outros hormônios, e tempo de interrupção se uso prévio;

Para criança, questionar:

-atraso de desenvolvimento puberal;

-atraso do crescimento;

-desenvolvimento puberal precoce, menstruação (se feminino).

Conservação para envio

Até 4 dias entre 2o e 8oC.

Dúvidas, fale conosco!

Contato