Informações

Dietas

Dieta de emagrecimento

Uma dieta de emagrecimento depende essencialmente da força de vontade, mudanças na alimentação, hábitos de vida diários e controle da ansiedade.

Quando se deseja emagrecer, todos procuram uma forma fácil, rápida e definitiva. Mas, milagres destes não acontecem.

Sempre que optar por seguir uma dieta, pense em primeiro lugar nos benefícios para a sua saúde e em manter uma alimentação equilibrada. O seu médico pode encaminhar para uma dietista ou outro profissional de saúde. Trace as metas a atingir progressivamente, não exagere. Se tiver uma recaída, não desanime,  ganhe forças para ultrapassar e não voltar a acontecer.

Pequenas mudanças / Grandes diferenças

O mais difícil e fundamental numa dieta é a mudança e manutenção de hábitos alimentares. Para o conseguir deverá:

- Consultar o especialista para lhe fornecer uma dieta de acordo com a sua idade, peso e estatura.

- Reduzir na quantidade de comida. Coma devagar e mastigue bem a comida para o cérebro poder receber a informação de saciado e a digestão ficar mais facilitada.

- Comer todas as refeições, principalmente o pequeno-almoço. Se saltar uma refeição não vai emagrecer mas sim empanturrar-se na próxima.

- Ao lanche trocar os doces e as tostas mistas por cereais com leite magro ou pão integral com queijo fresco, queijo ou fiambre magro, barras de cerais ou bolachas integrais. Escolha alimentos integrais porque têm menos calorias.

- Optar por alimentos com menos gordura, light, diet ou magros. Abuse dos vegetais e evite os alimentos pré-cozinhados ou ultra-congelados, prefira os frescos.

- Pode comer carne e peixe. Prefira as carnes brancas porque têm menos gordura (peru, frango). Evite fritos, opte por grelhar, assar ou cozer. Não se esqueça que o peixe é rico em ómega 3, que fornece bastantes benefícios para a saúde.

- Reduzir os alimentos com muito açúcar. Evite os confeccionados em pastelarias.

- Reduzir gradualmente no açúcar e sal.

- Evitar o álcool porque tem muitas calorias e os sumos prefira os light. Dê preferência à água, é mais saudável e não engorda. Pode optar por chás.

- Fazer exercício físico para degradar as calorias e manter a sua cabeça ocupada. Pode optar por actividade física ou caminhadas, apesar de que em simultâneo é mais eficaz.

- Controlar a fome por motivos emocionais como a tristeza, ira ou euforia. Tente reconhecer a vontade de comer só quando tiver fome. Em jantares de grupo pode comer um pouco de tudo desde que não sejam todas as semanas.

- Pese-se apenas uma vez por semana ou de 15/15 dias para não perder a motivação e congratule-se com cada vitória.

Nos primeiros meses vai ser difícil mas, quando se tornar um hábito vai fazê-lo de forma inconscientemente. Desta forma terá uma alimentação que a ajuda a emagrecer e com imensos benefícios para a saúde.

 

As dietas e recomendações aqui apresentadas não substituem nem alteram as indicações do seu médico

Dúvidas, fale conosco!

Contato