Notícias, informações e inovação

Blog

MENSTRUAÇÃO ATRASADA – 7 SINAIS DO QUE PODE SER

Especialista explica que menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez

A sua menstruação já era pra ter vindo e até agora nada? Calma, antes de se desesperar e contar para o marido ou namorado, você deve avaliar outros indícios do que pode ter levado ao atraso da sua menstruação.

 

 

A ginecologista e obstetra Erica Mantelli diz que antes de tudo, a mulher deve fazer o teste degravidez logo pela manhã, pois a primeira urina concentra uma quantidade maior de hormônios, diminuindo as chances do resultado falhar. “Se o resultado for negativo, algo pode estar errado no corpo da mulher”, alerta Erica.

O ciclo menstrual pode estar desregulado ou fatores ginecológicos e até mesmo psicológicos podem contribuir para esse atraso, também conhecido como amenorréia.

 

A falta de menstruação também pode ser acarretada pelo excesso de exercícios físicos, mau humor ou hormônios. “O uso de tranquilizantes podem aumentar a dosagem do hormônio prolactina que pode vir acompanhado de dor de cabeça e produção de secreção leitosa nas mamas”, afirma a ginecologista.

Ela lista abaixo os principais responsáveis:

1- Estresse e ansiedade

Sabia que o estresse e a ansiedade podem alterar o ciclo menstrual? De uma forma que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês. 

2- Infecções

Viroses como a gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites também podem ser suficientes para provocar uma desordem no seu ciclo menstrual. “Alguns medicamentos para tratar essas doenças pode acabar desregulando a menstruação”, revela a médica.

3-Cálculo

Em alguns casos, a mulher pode calcular errado e achar que a menstruação está atrasada, mas na verdade ela só deve vir no terceiro dia do outro mês. 

4-Aumento do peso

Ganhar peso ou perder muito rápido pode causar uma alteração hormonal. “Quando o corpo passa por mudanças de peso, as células de gordura contribuem para a produção de estrogênio, hormônio feminino que é responsável pelo amadurecimento dos óvulos. E quando há alteração de peso, o níveis de estrogênio podem interferir na ovulação e na data da menstruação”, salienta a ginecologista.

5- Problemas na tireóide

Mulheres que fazem o uso de medicamentos para tireóide podem sofrer pequenas alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos, o que também podem provocar atrasos no ciclo menstrual. 

6- Ovários policísticos

Mulheres diagnosticadas com a SOP (síndrome dos ovários policísticos) apresentam frequentemente uma menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso. 

7- Menopausa

A menopausa dá início entre 45 a 55 anos. A falência dos ovários ocasiona uma desregulação no ciclo menstrual. “Se você tem mais de 35 anos e a menstruação está atrasando com frequência, procure um ginecologista”, recomenda Erica.

Dúvidas, fale conosco!

Contato